top of page

O livro Uma casa com cheiro de pão é uma obra acessível desde o seu nascimento.

 

Desde 2015, estou envolvida com questões relacionadas à inclusão de pessoas cegas e com baixa visão e à acessibilidade de livros para esse público. Atuei como voluntária no Setor Braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte, entre 2015 e 2018. Lá eu fazia leituras viva-voz para uma usuária que estava fazendo simulados de provas de concurso.

Em agosto de 2017, o Jornal O Tempo publicou uma matéria a respeito do projeto de voluntariado do Setor Braille da Biblioteca.

A experiência desse trabalho voluntário me possibilitou adentrar um universo até então desconhecido em sua profundidade. Aos poucos, no contato com as pessoas que frequentavam o Setor, entre usuários e funcionários, fui compreendendo as demandas das pessoas cegas e com baixa visão e me sentindo cada dia mais responsável por agir nesse campo.

No mesmo período, estudantes da PUC Minas entrevistaram os funcionários e usuários do Setor Braille da Biblioteca Pública e fizeram um documentário sobre o Projeto de Voluntariado:

Em 2022 e 2023, em Curitiba, atuei como voluntária na Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná. Lá experimentei outra vivência: a de gravar livros para os usuários da Seção.

20230509_114305.jpg
20230509_114338.jpg

O catálogo de audiolivros é imenso e está disponível para empréstimo, mas em sua maioria absoluta são gravados com voz sintética, artificial. Com razão, muitos usuários não gostam de ouvir os audiolivros nessas condições. Isso afasta pessoas da biblioteca, enquanto outras leem livros repetidos, optando por ouvir sempre gravações com voz humana.

Quando comecei a escrever Uma casa com cheiro de pão, eu tinha poucas certezas, e uma delas era que o livro impresso viria acompanhado de um audiolivro gravado por mim.

Com o livro pronto, revisado, diagramado, pude me lançar na experiência de gravar o meu próprio livro. Ler em voz alta, reler, perceber o ritmo da narrativa, colocar intenção, dar voz aos personagens da forma como eu imaginei no momento em que escrevi cada fala.

Clique no vídeo (à direita) para ouvir um trecho:

20240619_001348.jpg

O audiolivro de Uma casa com cheiro de pão é acessível por meio do QRcode impresso na primeira orelha do livro ou clicando aqui.

bottom of page