Érica Sarsur | Livros literários
Resenha da obra, pela jornalista Lúcia Mara Formighieri
Projeto Visão e revisão, 24 de setembro de 2024
Coluna Visão Cultural
Uma casa com cheiro de pão - Cem anos de infância
Caros/caras leitores/leitoras da newsletter do projeto Visão e Revisão. Hoje trago a vocês, a obra de estreia da autora mineira, Érica Sarsur. Logo, pelo título, já ficamos apaixonados pela obra: "Uma casa com cheiro de pão".
Érica, que descende de uma família síria, de Belo Horizonte, colocou em seus personagens, o texto mais doce e delicado que já li/ouvi.
A trama gira em torno da família de imigrantes, Felipe e Cida, que embarcam em um navio, para tentarem a vida no Brasil. No entanto, a ficção se mistura à realidade, quando a escritora mescla elementos da cozinha síria, para nos mostrar a sabedoria de uma cultura, que transcende aos livros.
Felipe e a bisa Cida têm quatro filhos: João, Madalena, Moisés, Rosa e, ao chegarem aqui, precisam trabalhar muito, para sustentar outros filhos que viriam: Tonico, José Felipe, Vitória, Nahim e Minir, o temporão.
Este livro lembra-nos da obra de Gabriel Garcia Marquez, por apresentar três gerações de personagens, como os Buen Día. Entretanto, ao contrário da terrível bisa dos Buen Día, esta bisa Cida faz questão de ensinar aos: filhos, netos e bisnetos, as delícias da gastronomia síria.
Ao longo da obra, vamos percebendo a criatividade para empreender da família de Sadat, até a fundação do Esporte Clube Sírio de Belo Horizonte.
Há também, um leque de histórias engraçadíssimas, como a do tio Jorge, que para se livrar das missas de domingo, levou um cortador de unhas para a Igreja, ou do namorado da neta que, passou por um interrogatório da família, para ser aprovado.
A frase do prólogo já serve de inspiração para o livro inteiro: Eu jamais sentirei aquele perfume outra vez, o cheiro do pão da vovó Cida, meu cheiro de infância, um perfume que eu jamais me esquecerei."
Onde encontrar
Érica Sarsur escreve com brilhantismo, mas a generosidade da autora sem dúvida nos comove mais. Ela foi voluntária do Setor Braille da Biblioteca Pública de Minas Gerais, entre dois mil e quinze, e dois mil e dezoito, e, durante a Pandemia, foi voluntária no Setor Braille da Biblioteca Pública de Curitiba, onde fará o lançamento da obra, no Paraná. Assim, a própria autora gravou o livro, o link pode ser acessado pelo site: www.ericasarsur.com.br, onde estará disponibilizada a playlist completa, para o audiolivro "Uma casa com cheiro de pão", inclusive, por ter sido voluntária, ela descreve todas as imagens. Caso você, prefira, poderá adquirir um exemplar impresso, e acessar o audiolivro através do QRCode.
O livro poderá ser adquirido também através do site da editora Pontes, no entanto, ainda não está disponível nas plataformas digitais. O site da editora é: www.editorapontes.com.br.
Na próxima edição da newsletter, postarei uma entrevista exclusiva que conseguimos com a escritora. Ela deixou muito material de pesquisa no site, quem quiser mais informações, pode acessar o instagram da autora: @esarsur . Curtiram?
Então, corram para ouvir gratuitamente "Uma casa com cheiro de pão", lembrar da casa da vovó e aprender muitos conselhos com esta bisa síria e sábia.
Um forte abraço, aproveitem o livro até a próxima edição da newsletter do projeto Visão e Revisão, com a entrevista
---
Colunista: Lúcia Mara Formighieri
Contato / e-mail: lucia.formighieri@gmail.com
A jornalista Lúcia Formighieri é deficiente visual e luta pela acessibilidade da literatura para pessoas cegas e com baixa visão.
Programa Agenda
Rede Minas, 28 de junho de 2024
Programa gravado em Belo Horizonte, na sede da Rede Minas, com imagens do interior do livro, entrevista com a autora e leitura de trechos da obra.
Programa Revista da Tarde, com Déborah Rajão
Rádio Inconfidência, 27 de junho de 2024
Entrevista sobre a obra, com leituras de trechos e abordando diversos assuntos que orbitam a escrita do livro, como histórias familiares, língua e cultura de herança, memórias, infância, entre outros.
.jpg)
Programa Papo Sob Medida, com Aline Fallaci
Master Web Rádio, Poços de Caldas (MG), 11 de julho de 2024
Entrevista sobre a obra e outras temáticas, como diversidade linguística do Brasil, a Literatura na escola, línguas e culturas de herança, entre outros

(Começa no minuto 14:00 do vídeo)
Programa Conexão, com Ivonete Dorr
TV Poços, Poços de Caldas (MG), 12 de julho de 2024
Entrevista sobre o processo de escrito do livro, a origens sírias, a presença da cultura árabe no cotidiano familiar, as motivações para escrever o romance, entre outros

Os temas imigração e família norteiam estreia literária de Érica Sarsur
Culturadoria, Portal Uai, 9 de julho de 2024
Esta é a entrevista mais completa e interessante que foi publicada em forma de texto. Além da obra em si, a jornalista Patrícia Cassese deu espaço para temáticas como plurilinguismo e línguas e culturas de herança.
No processo de escrita de seu primeiro romance, o recém-lançado “Uma Casa com Cheiro de Pão” (Editora Pontes, 210 páginas), a escritora Érica Sarsur evitou usar os termos “autobiográfico” ou “história de família”. O objetivo foi claro: não criar, no leitor, a expectativa de que estava fazendo um trabalho de viés jornalístico, envolvendo pesquisa histórica e documental. “Assim, o que o leitor encontra no livro são relatos, que colhi de três gerações da minha família. Porém, mesclados ou complementados por personagens fictícios e cenas imaginadas, que dialogam com a realidade”, explica.
Escritora mineira Érica Sarsur lança 'Uma casa com cheiro de pão"', seu primeiro romance
Jornal O Tempo, 26 de junho de 2024
Tem coisa melhor que cheirinho de pão saindo do forno? E o que esse aroma nos remete? Aconchego, lar, família, memória. Pois essa atmosfera norteia o livro "Uma casa com cheiro de pão", primeiro romance da escritora e professora mineira Érica Sarsur.
Érica Sarsur lança em Poços de Caldas o seu primeiro romance
Jornal Brand News, Poços de Caldas (MG), 11 de julho de 2024
“Uma casa com cheiro de pão” traz um relato poético e criativo, baseado em entrevistas realizadas por Érica, como uma forma de resgate de uma história familiar, que pode se assemelhar à história e à memória de outros imigrantes.
Lascaux recebe na quarta o lançamento do livro “Uma casa com cheiro de pão”
Jornal Brand News, Poços de Caldas (MG), 16 de julho de 2024
A professora Érica Sarsur, de família síria, nascida e criada em Belo Horizonte (MG), lança nesta quarta-feira (17) seu primeiro romance “Uma casa com cheiro de pão” (210 páginas, Editora Pontes). O lançamento acontece das 16h às 18h, na Lascaux Chocolates Rústicos ® (espaço que fica na galeria do Palace Hotel, de frente para o Parque José Affonso Junqueira).
A publicação teve sua primeira sessão de autógrafos na cidade no último dia 12 de julho, no Vila Síria Gastronomia Árabe.