top of page

Sou Érica Sarsur, mineira de Belo Horizonte. Nasci em uma família árabe e cresci entre comidas sírias, mesa farta, masbahas, arguiles, famílias unidas, histórias e causos.

As línguas e culturas se moveram em torno de todos os meus passos, rumo ao Outro e à minha própria identidade. Isso aconteceu desde a infância e em todas as etapas da minha vida, até que esses assuntos se transformaram na minha profissão.

Desde os primeiros estudos no curso de Letras, foi a diversidade linguística e cultural que me atraiu. Procurei entrar em contato com a maior diversidade possível de pessoas vindas de diferentes lugares, falantes de diferentes línguas, que vivem ou viveram relações humanas e expressões culturais diversas. Assim fui me construindo como um indivíduo plural, em vários sentidos. 

Atualmente sou professora e pesquisadora das temáticas do plurilinguismo e das línguas e culturas de herança. Busco transmitir aos meus alunos e alunas a abertura à diversidade, o interesse, o respeito e, sempre que possível, a busca pelo que é diferente de nós. Por meio do trabalho com a diversidade linguística e cultural, coloco o meu tijolinho na construção de um mundo mais justo, equilibrado, acolhedor, inclusivo e agradável para todas as pessoas.

fotoorelha2.jpg

Uma casa com cheiro de pão é meu primeiro trabalho literário. Nele, mesclei reflexões nascidas da minha vida familiar e de pesquisas (minhas e de outros pesquisadores) com cenas e personagens de ficção.

Atualmente sou professora da Área de Intercompreensão, Plurilinguismo e Interculturalidade do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (DLM / FFLCH / USP). Para conhecer mais sobre minha atuação profissional e pesquisas acadêmicas, clique aqui.

bottom of page